Cobrança é a coleção de dados que registra eventos (ou fatos geradores), por intermédio de Rubricas, vinculando despesas e receitas aos Imóveis e Contratos (quando existir)
em uma determinada Competência.
Podemos dividir as despesas em dois grupos, de acordo com a 'Reponsabilidade financeira':
Despesas de responsabilidade do Cliente (Locador): danos causados pelo próprio Cliente (Locador), evoluções patrimoniais, taxas de administração etc.
Despesas de responsabilidade do Locatário: normalmente são direcionadas ao Locatário, porém, eventualmente ocorrem situações em que o Cliente (Locador) se responsabilize por elas,
com reembolso ou não, tais como: IPTU, Foro, Taxas de Incêndio, Luz, Gás etc. Tais eventos pode ser visualizados em
Reserva-se atenção especial para os momentos em que os Imóveis ficam desalocados (sem Contrato) ou quando os Locatários não efetuam os pagamentos no prazo definido (vencimento).
Nestas situações, o Cliente (Locador) deve honrar tais despesas até que ocorra uma nova locaçao do seu Imóvel ou, no segundo caso, quando o Locatário efetuar os pagamentos,
momento em que os valores serão reembolsados.
O acesso ao menu de Cobrança ocorre percorrendo-se o seguinte roteiro:
No Menu Principal, clicar na opção 'Cobrança'
No Menu de Cobrança, clicar na opção 'Preparar'
Veja as imagens demonstradas a seguir.
Imagem: Menu Principal com destaque para a opção 'Cobrança'
Imagem: Menu da Cobrança com destaque para a opção 'Preparar'
Importante destacar que é possível efetuar a importação de itens de Cobrança de sistemas legados. Este processo deve ser executado com apoio da área de Suporte & Infraestrutura, tomando-se
como base o layout de importação de itens de Cobrança.
2. Formas de uso do processo de Cobrança
Tendo em vista que o processo de Cobrança, descrito neste tutorial, é o mais complexo do Sistema de Controle de Imóveis e com muitas etapas a serem cumpridas,
faremos o seu detalhamento não pelos formulários, como nos outros tutorias, mas, descrevendo cada etapa do processo e apresentando os formulários e demais interações.
Algumas destas etapas são realizadas pelas opções disponibilizadas no Menu da Cobrança, por serem direcionadas a todos os Imóveis e outras, executadas internamente no formulário de
Movimentação dos itens de cobranças, por pertencerem a uma Competência e Imóvel específicos.
Antes de tudo, é importante destacar que o processo de Cobrança pode ser utilizado de três formas:
Integração Bancária: este formato é o mais comum, pois, utiliza as estruturas da rede bancária para: registro, emissão e baixa, automatizados, agilizando desta forma
todo o processo de Cobrança. Além disso, com o uso da Cobrança Registrada, o respaldo jurídico é mais efetivo para os casos de inadimplência por parte dos Locatários.
Caso a geração e emissão de boletos não faça parte do escopo do serviço contratado à rede bancária, o detalhamento desta atividade poderá ser consultado no tutorial:
Gerar Boletos ou Gerar Avisos de Cobrança.
Observe na imagem a seguir o desenho do processo.
Imagem: Processo de Cobrança: Integração Bancária
Notação BPMN - Business Process Modeling Notation
Uso do Internet Banking: este formato é o mais trabalhoso, pois, requer que toda a Cobrança seja replicada manualmente (digitação) diretamente nas
interfaces web dos Internet Banking. Dependendo do escopo do serviço que for contratado à rede bancária, por exemplo: a impressão e emissão dos títulos,
desonera o Gestor do Sistema SCI desta ação, mas, as baixas manuais com base na verificação dos extratos bancários terá que ser feita recorrentemente.
Caso a geração e emissão de boletos não faça parte do escopo do serviço contratado à rede bancária, o detalhamento desta atividade poderá ser consultado no tutorial:
Gerar Boletos ou Gerar Avisos de Cobrança.
Observe na imagem a seguir o desenho do processo.
Imagem: Processo de Cobrança: uso do Internet Banking
Notação BPMN - Business Process Modeling Notation
Geração de Avisos de Cobrança: Avisos de Cobrança resume-se a um arquivo gerado no formato '.pdf', com o mesmo conteúdo do Boleto de Cobrança, porém, sem o código de barras e
sua linha digitável correspondente, mas, com a possibilidade de ter o QR Code do PIX e a linha copiável impressos. Este método não necessita de nenhuma integração com a rede bancária,
a exceção do uso trivial e diário do extrato bancário, pois, todo o processo é conduzido internamente pelo Gestor do SCI. Este processo é melhor detalhado no tutorial:
Gerar Avisos de Cobrança.
Imagem: Processo de Cobrança: uso da geração interna de Avisos de Cobrança
Notação BPMN - Business Process Modeling Notation
Os tutoriais do processo de Cobrança foram elaborados levando em consideração a forma: 1. Integração Bancária apenas por possuir um maior número de etapas.
3. Preparar Cobrança
Após selecionar a opção 'Preparar' no Menu de Cobrança, o sistema executará o processamento desta etapa da seguinte forma:
Seleciona todos os Imóveis com o status 'Ativo' estejam eles locados (com Contratos ativos) ou não (Imóveis 'vazios');
Adicionará itens de Cobrança para cada Imóvel selecionado, considerando os segintes itens automatizados:
Aluguel, aplicando a proporção aos dias de início ou finalização, conforme definido em Contrato, caso o Imóvel esteja locado;
Desconto provisório, conforme definido em Contrato;