O processo Gerar Prestação de Contas disponibiliza o mais importante informativo do sistema, pois, é com este artefato que os Clientes (Locadores) têm a possibilidade de conferir seus valores a
receber, originados da locação de seus Imóveis e/ou valores a pagar, o que ocorre quando os Imóveis estão desalocados, quando o Locatário não efetua o pagamento dentro do período de apuração de uma
Competência ou mesmo quando as despesas de responsabilidade do Cliente (Locador) superam às receitas da locação.
O acesso ao processamento desta opção ocorre percorrendo-se o seguinte roteiro:
No Menu Principal, clicar na opção 'Relatórios'
No Menu de Relatórios, clicar na opção 'Prestação de Contas'
Veja a imagem demonstrada a seguir.
O acesso ao formulário que disponibiliza parâmetros para geração da Prestação de Contas para o Cliente (Locador) ocorre a partir do Menu Principal, opção 'Relatórios' e, na sequência,
opção 'Prestação de Contas', conforme imagens demonstradas a seguir.
Imagem: Menu Principal com destaque para a opção Relatórios
Imagem: Menu Relatórios com destaque para a opção 'Prestação de Contas'
2. Objetos do formulário
Após escolher a opção 'Prestação de Contas' no Menu de Relatórios, o sistema apresenta o formulário (FRM_INFORME_CLIENTES) visando a definição dos parâmetros para geração deste informativo,
que é composto dos elementos demonstrados na imagem a seguir.
Imagem: Formulário para geração da Prestação de Contas
(1) Bloco do formulário - Cabeçalho: contendo o texto 'Prestação de Contas'
(2) Campo - Competência: Campo para escolha da Competência desejada
(3) Campo - Ano-calendário: Campo para escolha do ano-calendário desejado (utilizado para emissão da 'Informe de Rendimentos' e 'Carnê-Leão')
(4) Campo - Cliente (Locador): Campo para escolha do Cliente (Locador)
Manter este campo vazio significa que as emissões serão feitas para todos os Clientes (Locadores)
(5) Controle - Radio Button: 'Enviar e-mail para' que visa definir para qual conta de e-mail será utilizada para as emissões
(6) Botão de ação - Processar: símbolo de 'engrenagem com seta verde' com a função de iniciar a geração com base nos parâmetros definidos
(7) Botão de ação - Tutorial: símbolo do 'sinal gráfico de interrogação' com a função de apresentar o tutorial relacionado a este processo.
(8) Botão de ação - Fechar: símbolo da 'letra x em um círculo vermelho' com a função de fechar o formulário.
3. Regras e apresentação
A Prestação de Contas é um demonstrativo de alta complexidade devido a quantidade de informações de Cobrança e regras de negócio envolvidas, incluindo-se a relação direta com a parametrização das Rubricas
e os períodos de apuração definidos nas Competências.
Vamos começar pelo conceito de Competência de referência e seu período de apuração dos pagamentos efetuados, exemplificados nos cenários demonstrados a seguir.
Imagem: Cenário 1 para configuração de Competências e seus períodos de apuração
Perceba os elementos da imagem acima:
(1) Competências de referência: Correspondem aos meses do ano-calendário, devidamente parametrizados na coleção de dados 'Competências'.
(2) Vencimento: São datas firmadas nos Contratos e norteam os pagamentos que ocorrem um mês à frente da Competência de referência. Neste exemplo, adotamos o dia 05 de cada mês.
(3) Período de apuração: É mais comum que o período definido esteja compreendido entre o primeiro e o último dia do mês seguinte à Competência de referência, mas, isto pode variar.
O período de apuração pode ser mais flexível e redefinido pelos Cedentes, dependendo das situações pontuais enfrentadas. Observe o Cenário 2, à frente neste tutorial.
(4) O que deve ser demonstrado em uma Competência 'C': A forma como os valores de Cobranças evem ser demonstrados tem ligação direta com a configuração das Rubricas.
Veja na imagem a seguir, o formulário de Rubricas exemplificando a parametrização do que deve ocorrer com a Rubrica 'IPTU' nas três situações previstas.
Imagem: Formulário de Rubricas com a configuração de como os itens de Cobrança devem ser demonstrados na Prestação de Contas
Como podemos observar na imagem acima, a rubrica 'IPTU' é uma DESPESA, e por isso deve ser honrada, preferencialmente na data do vencimento.
Em situações normais esta rubrica é de competência dos Locatários e será cobrada nos boletos ou avisos de cobranças, mas, ao demonstrá-la na Prestação de Contas para o Cliente (Locador), será preciso
considerar os dois blocos de critérios 'a' e 'b' demonstrados a seguir:
a. Como demonstrar na Prestação de Contas quando a Cobrança...
(1) ...for paga no prazo: o Cliente (Locador) tomará apenas ciência dos valores que serão demonstrados nas colunas de Débito e Crédito e não influenciarão o valor final total.
(2) ...se não for paga: neste exemplo como se trata de uma DESPESA que tem que ser honrada, o Cliente (Locador) será debitado.
Este valor será demonstrado na coluna de Débito e influenciará negativamente o valor final total.
(3) ...se for paga fora do prazo : quando o Locatário efetuar o pagamento, neste caso em atraso, fora do período de apuração estabelecido na Competência, o Cliente (Locador),
que já teve o valor desta DESPESA abatido (debitado) em Prestação de Contas anterior, será reembolsado (creditado).
O valor será demonstrado na coluna de Crédito e influenciará positivamente o valor final total.
b. Como demonstrar na Prestação de Contas quando o Cliente (Locador) adiantar o pagamento e...
(4) ...for paga no prazo: o Cliente (Locador) deverá ser Creditado, pois, apenas adiantou o pagamento, mantendo-se a responsabilidade do Locatário .
(5) ...se não for paga: neste exemplo como se trata de uma DESPESA, o Locatário não pagou, mas, o Cliente (Locador) adiantou, as colunas 'Crédito' e 'Débito' devem ser zeradas.
(6) ...se for paga fora do prazo : quando o Locatário efetuar o pagamento, neste caso em atraso, fora do período de apuração estabelecido na Competência, o Cliente (Locador),
que adiantou o valor desta DESPESA deverá ser reembolsado (creditado).
O valor será demonstrado na coluna de Crédito e influenciará positivamente o valor final total.
Para valores totais negativos na Prestação de Contas o Cedente poderá, por exemplo, solicitar ao Cliente (Locador) que efetue depósito na sua conta corrente
ou utilizar seu próprio fluxo de caixa para fazer compensações em Competências seguintes. Dependerá da forma como o Cedente organizou seus processos.
Na imagem a seguir teremos a hipótese do Cenário 2, destacando períodos de apuração flexíveis. Perceba que existem períodos (1) e (2) que extrapolam o mês comercial e outro período (3) que não.
O mais importante é que eles não se sobreponham.
Imagem: Cenário 2 para configuração de Competências e seus períodos de apuração
Relatório da Prestação de Contas - Exemplo 1
Na imagem a seguir, no bloco (1), perceba que ocorreu o pagamento da Competência 08/2020 do Imóvel código (13), efetuado no prazo (vencimento) e todas as receitas e despesas foram
demonstradas seguindo configuração das Rubricas paga no prazo.
Já para o Imóvel código (14), no bloco (2), não houve pagamento e o Cliente (Locador) foi debitado do valor do IPTU,
tendo em vista que a despesa deve, necessáriamente, ser paga, sendo causa, neste caso, do valor negativo deste Imóvel.
Imagem: Trecho de relatório de Prestação de Contas
(informações protegidas visando a privacidade dos Titulares dos Dados em conformidade à Lei 13709 - LGPD)
A imagem a seguir representa a página final do relatório da Prestação de Contas de um Cliente (Locador), possuidor de mais de um Imóvel, destacando-se o saldo total é negativo,
provavelmente causado pela minoria de Locatários pagantes e/ou a maioria de Imóveis vagos.
Imagem: Trecho final de relatório de Prestação de Contas
(informações protegidas visando a privacidade dos Titulares dos Dados em conformidade à Lei 13709 - LGPD)
Relatório da Prestação de Contas - Exemplo 2
Neste exemplo, pode-se observar uma Prestação de Contas da Competência 10/2020, na qual percebemos dois pagamentos para o mesmo Imóvel, código (14),
porém, de Competências de referência diferentes.
Os itens desmonstrados do bloco (3) são da Competência de referência 10/2020, pagos no prazo correto, neste caso, resultando em um valor positivo para o Cliente (Locador).
Já no bloco (4) demonstra-se os itens de Cobrança da Competência de referência 08/2020, pagos em atraso. Veja no Exemplo 1, anteriormente, que esta Cobrança naquele momento não tinha sido paga.
Além disso é preciso destacar duas situações:
1) O ressarcimento da despesa do IPTU, absorvida pelo Cliente (Locador) na Competência 08/2020 devido a ausência de pagamento naquele momento; e
2) Os descontos na fonte do Imposto de Renda, pois, característica de um Contrato com Locatário do tipo pessoa jurídica sendo devidamente debitado diante do fato gerador - o pagamento.
Observando os dois exemplos, específicamente deste Imóvel código (14), podemos atestar o correto comportamento da parametrização das Rubricas.
Imagem: Trecho de relatório de Prestação de Contas
(informações protegidas visando a privacidade dos Titulares dos Dados em conformidade à Lei 13709 - LGPD)