Innovate You Too - Governance, Risk & Compliance

Siglas do C-Level


Introdução

São nomenclaturas dadas para os cargos mais altos das companhias: os Diretores.

Esses cargos de diretoria são os famosos C-Levels, ou seja, Chief-Level, cargos de chefia. Normalmente são profissionais com vasta experiência profissional, habilidades de liderança e alta visão de negócio.

Sem perder muito tempo, vamos direto a elas.

Siglas

- CAO (Chief Academic Officer) - Diretor Acadêmico
O Diretor Acadêmico tem como função conduzir o cotidiano em ambiente escolar em todas as vertentes. De modo geral, ele é responsável por inspecionar rotinas administrativas e financeiras, aplicar inovações para o desenvolvimento pedagógico das turmas, coordenar o corpo docente da instituição e fazer uma integração entre as famílias dos estudantes e a escola.

- CAO (Chief Accounting Officer) - Diretor de Contabilidade
O líder de um departamento de contabilidade tem como principais atividades a administração fiscal de uma empresa, como tributos, atos e fatos contábeis, ativo permanente e gerenciamento de custos. Além disso, realiza periodicamente uma inspeção nos relatórios internos, visando atender as solicitações dos órgãos fiscalizadores

- CBO (Chief Brand Officer) - Diretor de marca
O Diretor de marca de uma organização é responsável por todo o material visual e experiência do seu público, ou seja, ele comanda a criação de slogans, a identidade visual e comportamento da marca no mercado. Em algumas situações, o Diretor de Marketing acaba absorvendo as atribuições desse profissional.

- CBO (Chief Business Officer) - Diretor de negócios
Profissional responsável por gerenciar equipes e questões administrativas, financeiras e operacionais de uma empresa, visando a boa gestão do negócio e a distribuição de times assertiva. Em algumas situações, as atribuições do Diretor de negócios podem ser absorvidas por Diretores financeiros, administrativos ou de operações, cabe analisar o organograma da instituição.

- CCO (Chief Communications Officer) - Diretor de comunicações
Principal responsável pela comunicação corporativa de uma empresa. Dentre as suas atribuições, está a gestão das ações dedicadas a imprensa, cliente e comunidade, além do desenvolvimento de plano de Relações Públicas e de Branding. Geralmente, o cargo trabalha em parceria com a diretoria de Marketing, ou ainda pode ser absorvida por ela.

- CCO (Chief Compliance Officer) - Diretor de compliance
Determina as políticas de compliance, ou seja, indica e supervisiona o conjunto de práticas de conduta dos colaboradores e empresa, cumprindo as leis vigentes e estabelecidas por órgãos competentes.

- CCO (Chief Creative Officer) - Diretor criativo
Profissional responsável por criar estratégias – na maioria das vezes, em parceria com o diretor de conteúdo – para o desenvolvimento de conceitos visuais de uma marca, dirigindo ações de branding e ações em diferentes mídias.

- CDO (Chief Data Officer) - Diretor de dados
Um dos cargos mais recentes do mercado, este líder é responsável por criar inovações em produtos ou serviços e novos negócios a partir da integração de informações e análise de dados.

- CDO (Chief Design Officer) - Diretor de design
O profissional lidera as estratégias relativas aos aspectos de design e inovação do produto ou serviço de uma empresa. Dentre suas responsabilidades, estão as áreas de produtos, design gráfico, experiência do usuário e industrial. Em algumas situações, as atividades atribuídas ao diretor de design podem ser atribuídas também ao diretor de marca, de produto ou de marketing.

- CDO (Chief Diversity Officer) - Diretor de diversidade
Um dos cargos que mais estão em alta no mercado, o diretor de diversidade encarregado de planejar ações estratégicas para promover a diversidade de pessoas dentro da empresa, garantindo direitos e a inclusão social na instituição.

- CEO (Chief Executive Officer) - Diretor executivo
Ou diretor geral, é o principal cargo dentro da hierarquia operacional da empresa. Geralmente, ocupado pelo fundador ou presidente da organização, suas atribuições contemplam a gestão do corpo executivo e de liderança, a intermediação de comunicação com os acionistas, a liderança no planejamento estratégico do negócio, a gestão da implementação dos valores da empresa e a responsabilidade nas tomadas de decisão em geral.

- CFO (Chief Financial Officer) - Diretor financeiro
Faz o gerenciamento de todo o planejamento financeiro da organização, garantindo a gestão dos recursos, analisando investimentos, administrando capital de giro e apresentando o plano orçamentário ao corpo diretório.

- CHRO (Chief Humam Resources Officer) - Diretor de recursos humanos
O profissional é responsável pela gestão de pessoas dentro da empresa, desenvolvendo estratégias para retenção e atração de talentos e políticas de benefícios para os colaboradores. Também é atribuição do diretor de recursos humanos acompanhar os processos de contratação e desligamentos, além de promoção ou mudança de cargo.

- CIO (Chief Information Officer) - Diretor de tecnologia da informação
Cargo responsável pela implementação estratégica de ações que visam a digitalização do negócio. O diretor de tecnologia da informação lidera ações que dizem respeito ao gerenciamento dos recursos e sistemas digitais, além da implementação e supervisão de inovações tecnológicas.

- CKO (Chief Knowledge Officer) - Diretor de conhecimento
A principal atribuição do diretor de conhecimento é a gestão do capital intelectual de uma empresa e seus respectivos produtos. Para a função, é necessário que o profissional tenha conhecimento sobre as tecnologias disponíveis para esse processo, bem como saber lidar com o capital humano.

- CLO (Chief Legal Officer) - Diretor de questões legais
Ou diretor jurídico, o cargo se responsabiliza na proteção legal da empresa, visando garantir que a organização atenda aos requisitos jurídicos vigentes em todas as vertentes do negócio. Dentre as atribuições, estão o gerenciamento de crises, ações sobre propriedade intelectual, segurança da informação e economia colaborativa. A área atua junto com diferentes setores, como marketing, recursos humanos e tecnologia, por exemplo.

- CMO (Chief Marketing Officer) - Diretor de marketing
Profissional responsável pela coordenação geral das ações de marketing da empresa, visando a captação e fidelização de clientes, bem como a entrega de valor de marca para o mercado.

- COO (Chief Operating Officer) - Diretor de operações
Um dos cargos mais próximos do capital humano da empresa, é responsável pelo planejamento e coordenação de processos operacionais de divisões da organização, a fim de aumentar a eficiência e produtividade desses processos.

- CPIO (Chief Process and Innovation Officer) - Diretor de processos e inovação
É responsável pela implantação, gerenciamento e análise de todos os processos da empresa, visando a introdução de ferramentas para melhorias em todo o sistema do negócio. Essa função pode ser absorvida, em algumas situações, pela diretoria de tecnologia, operações ou até mesmo pela diretoria executiva.

- CPO (Chief Product Officer) - Diretor de produtos
É atribuído ao cargo o comando de todas as atividades que dizem respeito ao produto da empresa, como a concepção, o desenvolvimento do projeto, o acompanhamento da produção, mapeamento de resultados e possíveis correções. Além disso, o diretor de produtos realiza uma consultoria em prol de identificas novas necessidades do mercado.

- CPO (Chief Purchase Officer) - Diretor de compras
O profissional que dedicar seu tempo liderando a área de compras será responsável pelo planejamento e acompanhamento da compra de insumos, como materiais e equipamentos, conforme a necessidade da empresa. O diretor de compras também acompanha e até mesmo estabelece o relacionamento com novos fornecedores, bem como mantêm com os atuais.

- CRO (Chief Risk Officer) - Diretor de risco
A avaliação e mensuração de riscos é uma das atribuições dessa diretoria, bem como a criação de políticas para melhores práticas do setor, geralmente, sendo do financeiro ou estratégico. Geralmente, o diretor de risco atua em parceria com áreas de produtos ou novos negócios, fazendo um balanço e apontando riscos e suas melhorias.

- CSO (Chief Science Officer) - Diretor científico
Principal responsável pelo acompanhamento de operações de pesquisas científicas de empresas, indicando metodologias, técnicas e estratégias para um determinado estudo. Além disso, o diretor científico é o principal intermediador entre a comunicação com a empresa e cliente, determinando o tipo e utilidade da pesquisa de acordo com cada necessidade.

- CSO (Chief Security Officer) - Diretor de segurança
O diretor de segurança tem como propósito garantir a segurança física e digital, de infraestrutura, capital humano e tecnologias que fazem parte da empresa. Ele gerencia as técnicas de avaliação de riscos e indica ações de segurança de acordo com o impacto dos mesmos.

- CTO (Chief Technical Officer) - Diretor de tecnologia
Ou diretor técnico, é o profissional que faz a gestão de operações técnicas relacionadas à tecnologia, visando analisar e atender as necessidades da empresa ou do produto a partir de novas soluções ou o aprimoramento das existentes. Em alguns casos, as atribuições do CTO podem ser atribuídas ao CIO, sendo as duas áreas responsáveis pelo setor tecnológico da empresa. A diferença é que enquanto o CIO se dedica a encontrar alternativas para o fluxo de trabalho de comunicação, o CTO desenvolve estratégias orientadas à tecnologia para aprimorar o produto final de uma empresa.

Outras siglas corporativas

- B2B (Business To Business)
Expressa a relação de trabalho entre companhias, ou seja, é quando o produto ou serviço de uma empresa é dedicado a uma outra pessoa jurídica – para servir como matéria-prima, por exemplo – e não ao consumidor final/pessoa física.

- B2C (Business To Customer)
Indica que o negócio de uma empresa é dedicado a entrega de produtos ou serviços para o consumidor final, ou pessoa física, e não em um relacionamento entre empresas.

- CRM (Customer Relationship Management)
Termo que, traduzido para o português, significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. De modo geral, é um conjunto de sistemas e ferramentas para uma gestão eficiente dos clientes, leads (possíveis clientes) e oportunidades de vendas. Com o CRM, uma empresa desenvolve uma série de estratégias visando o relacionamento entre marca e cliente, com o intuito de criar um laço e fidelizar cada vez mais.

- EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization)
Muito utilizada em departamentos financeiros ou para analisar os resultados da empresa, o EBITIDA é uma sigla que representa os ganhos totais da organização em um determinado período. É importante ressaltar que esse número é apresentado sem qualquer previsão de pagamentos de juros, impostos, depreciação ou amortização, assim, é possível analisar de maneira mais assertiva o desempenho financeiro da companhia.

- ERP (Enterprise Resource Planning)
Ou Planejamento de Recursos Empresariais, é a integração de sistemas de gestão corporativa, a fim de centralizar as informações em uma única plataforma, tornando o fluxo de dados internos mais fluídos e concretos, além de garantir redução de custos operacionais. Em um ERP, é possível compartilhar informações para planos estratégicos de diferentes setores, como vendas, recursos humanos, financeiro, almoxarifado etc.

- KPI (Key Performance Indicator)
O significado de KPI é “Indicadores de Desempenho”, ou seja, são métricas determinadas por uma área ou pela companhia para uma determinada ação ou iniciativas, a fim de basear seu planejamento, quantificar os resultados e, se necessário, corrigir trajetos.

- M&A (Mergers And Acquisitions)
Merger and Acquisitions tem como tradução Fusões e Aquisições (F&A) é um termo que se refere a estratégia de uma empresa de se consolidar no mercado a partir da compra ou integração de uma outra marca. De modo geral, é uma área planejada por equipes jurídicas e financeiras que analisam formas de aumentar os resultados do negócio ou até mesmo tornar uma companhia mais competitiva a partir da aquisição de empresas já consolidadas.

- MEI (Microempreendedor Individual)
Sigla que indica um dos formatos de pessoa jurídica no Brasil. Um MEI é um profissional que atua como autônomo no mercado de trabalho e tem registro de pequeno empresário. Para as pessoas que não se encaixam em formatos como o Simples Nacional, mas também não atua como CLT, o MEI é uma ótima alternativa. Isso porque, mesmo sendo representado como empresa, um profissional desse formato também tem direito a aposentadoria, além de menor contribuição para a previdência, maior facilidade de contratação – já que não passa pela burocracia de pessoa física – e garante a legalização de suas atividades.

- MVP (Minimum Viable Product)
Expressão muito utilizada em startups, o MVP significa produto viável mínimo. Basicamente, ele indica a versão mais simples de um produto oferecido pela empresa, que pode ser lançado ao mercado com um baixo investimento e esforço de capital humano.

- NDA (Non-Disclosure Agreement)
Ou, como muitos conhecem, é o termo de confidencialidade. Geralmente, apresentado na contratação de um colaborador, é um contrato legalmente válido que garante o sigilo de informações trocadas por contratado e contratante.

- PDCA (Plan, Do, Check E Act)
Planejar, executar, verificar e agir. Essas são as traduções da sigla PDCA, um método de gestão aplicado com o propósito de buscar melhorias contínuas nos processos e produtos da empresa. Também é muito conhecido como círculo de Deming, ciclo de Shewhart ou círculo de controle.

- PLR (Participação Nos Lucros e Resultados)
É um formato de remuneração anual utilizada por empresas em todo o mundo. O intuito é incentivar maior produtividade do capital humano para o cumprimento das metas e planejamento da organização.

- PME (Pequena e Média Empresa)
Sigla que indica o porte da empresa no mercado. Esse conceito é baseado a partir do número de colaboradores atuantes e o rendimento anual da organização.

- QFD (Quality Function Deployment)
Método japonês que, em sua tradução, significa o Desdobramento da Função Qualidade. De modo geral, o conceito é organizar os conhecimentos da empresa para desenhar produtos ou serviços que atendam às necessidades do cliente.

- ROI (Return Over Investment)
É um indicador quantitativo que mede, em percentual, quanto a empresa está ganhando ou perdendo em seus investimentos.

- VC (Venture Capital)
É o capital de risco, ou seja, uma modalidade alternativa de investimento que empresas utilizam para conquistarem mercados diferentes. Com compras acionárias, companhias aplicam capital em pequenas e médias empresas com o objetivo de valorizar e impulsionar resultados financeiros.

Eduardo Lima em 14/11/2022


Página principal | Fechar Janela | Aviso de privacidade