Trocar database é o processo que permite o uso de outro local de armazenamento para todos dados geridos pelo sistema.
Esta funcionalidade é muito útil para se criar ambientes de homologação, por exemplo. Porém, a criação e uso de outro Database, deve ser feita com apoio da área de Suporte & Infraestrutura.
O acesso ao formulário para 'Trocar database' (FRM_DATABASE) ocorre percorrendo-se o seguinte roteiro:
No Menu Principal, clicar na opção 'Gerenciar'
No Menu Gerenciar, clicar na opção 'Trocar database'
Veja as imagens demonstradas a seguir.
Imagem: Menu Principal com destaque para a opção 'Gerenciar'
Imagem: Menu Gerenciar com destaque para a opção 'Trocar database'
Vale ressaltar que esta opção só é acessível por usuários com o papel de Administrador ou que tenham tido acesso concedido por este.
2. Objetos da guia 'Lista'
O sistema apresenta a guia 'Lista' com a relação de todos os Databases.
O formulário de databases é apresentado no 'modo seleção'. Perceba que apenas alguns botões estão habilitados, conforme a imagem exibida a seguir.
Imagem: A guia 'Lista' desta coleção de dados com destaque para os botões (7) e (8) habilitados.
(1) Link: 'Limpar filtros' com a função de limpar os campos destinados ao filtro, o que fará a guia 'Lista' apresentar todos os registros da coleção de dados.
(2) Informação: No lado direito do formulário, poderá ser observada a quantidade de registros desta coleção de dados, de acordo com o filtro aplicado.
(3) Bloco do formulário - Campos filtro: Campos destinados a filtragem de dados. Eles se comportam de forma cumulativa, ou seja, um dado digitado na primeira coluna soma-se ao da segunda,
e assim por diante, aproximando-se ao máximo possível do item pretendido.
(4) Botão de ação - Estrutura (desabilitado): símbolo de um 'tambor de discos' com a função de listar todos os campos das coleções de dados utilizadas pelo sistema,
exportando-os para um arquivo no formato '.csv' (comma separated values), que será gravado na pasta 'exportação'.
(5) Botão de ação - Exportar (desabilitado): símbolo de uma 'pasta com seta para baixo' com a função de exportar toda a coleção de dados para planilha no formato '*.xlsx'.
A planilha será gravada na pasta 'exportação'.
(6) Botão de ação - Adicionar (desabilitado): símbolo de 'sinal matemático de adição' com a função de apresentar a guia 'Dados' e os campos desta coleção de dados para serem preenchidos.
(7) Botão de ação - Tutorial: símbolo do 'sinal gráfico de interrogação' com a função de apresentar o tutorial relacionado à esta coleção de dados.
(8) Botão de ação - Fechar: símbolo da 'letra X em um círculo vermelho' podendo ter dois comportamentos quando o formulário é requisitado:
pelo Menu de Opções: o símbolo apresentado é uma 'letra X em um círculo vermelho' com a função de fechar o formulário;
por outro procedimento: assume o 'modo de seleção', retornando o item selecionado ao procedimento origem. Neste caso, se um item for selecionado, o ícone é modificado para
o símbolo de uma 'mão simulando seleção' e, no caso contrário, o ícone original é mantido e nada é retornado ao procedimento origem.
(9) Bloco do formulário - Lista de itens: exemplo de um item da lista selecionado.
3. Objetos da guia 'Dados'
A guia dados não é apresentada quando este formulário é apresentado no modo seleção.