Database é a coleção de dados que configura o local de armazenamento do Contratante (pessoa física ou jurídica) e que, neste sistema, terá o papel de Cedente.
O database, na prática, conterá os dados mantidos por uma Imobiliária na gestão dos Imóveis.
O acesso ao formulário de 'Databases' (FRM_DATABASE) ocorre percorrendo-se o seguinte roteiro:
No Menu Principal, clicar na opção 'Gerenciar'
No Menu Gerenciar, clicar na opção 'Databases'
Veja as imagens demonstradas a seguir.
Imagem: Menu Principal com destaque para a opção 'Gerenciar'
Imagem: Menu Gerenciar com destaque para a opção 'Databases'
Vale ressaltar que esta opção só é acessível por usuários com o papel de Administrador ou que tenham tido acesso concedido por este.
2. Objetos da guia 'Lista'
O sistema apresenta a guia 'Lista' com a relação de todos os Databasesgeridos pelo sistema.
Imagem: A guia 'Lista' desta coleção de dados
(1) Link: 'Limpar filtros' com a função de limpar os campos destinados ao filtro, o que fará a guia 'Lista' apresentar todos os registros da coleção de dados.
(2) Informação: No lado direito do formulário, poderá ser observada a quantidade de registros desta coleção de dados, de acordo com o filtro aplicado.
(3) Bloco do formulário - Campos filtro: Campos destinados a filtragem de dados. Eles se comportam de forma cumulativa, ou seja, um dado digitado na primeira coluna soma-se ao da segunda,
e assim por diante, aproximando-se ao máximo possível do item pretendido.
(4) Botão de ação - Estrutura: símbolo de um 'tambor de discos' com a função de listar todos os campos das coleções de dados utilizadas pelo sistema,
exportando-os para um arquivo no formato '.csv' (comma separated values), que será gravado na pasta 'exportação'.
(5) Botão de ação - Exportar: símbolo de uma 'pasta com seta para baixo' com a função de exportar toda a coleção de dados para planilha no formato '*.xlsx'.
A planilha será gravada na pasta 'exportação'.
(6) Botão de ação - Adicionar: símbolo de 'sinal matemático de adição' com a função de apresentar a guia 'Dados' e os campos desta coleção de dados para serem preenchidos.
(7) Botão de ação - Tutorial: símbolo do 'sinal gráfico de interrogação' com a função de apresentar o tutorial relacionado à esta coleção de dados.
(8) Botão de ação - Fechar: símbolo da 'letra X em um círculo vermelho' podendo ter dois comportamentos quando o formulário é requisitado:
pelo Menu de Opções: o símbolo apresentado é uma 'letra X em um círculo vermelho' com a função de fechar o formulário;
por outro procedimento: assume o 'modo de seleção', retornando o item selecionado ao procedimento origem. Neste caso, se um item for selecionado, o ícone é modificado para
o símbolo de uma 'mão simulando seleção' e, no caso contrário, o ícone original é mantido e nada é retornado ao procedimento origem.
(9) Bloco do formulário - Lista de itens: ao efetuar dois cliques em um dos itens, a guia 'Dados' é apresentada com todos os campos preenchidos para visualização/edição do item selecionado.
3. Objetos da guia 'Dados'
Imagem: Guia 'Dados' após a seleção de um item da guia 'Lista'
Campo - Id: Sequencial atribuído automaticamente pelo sistema que identifica, unívocamente, um item da coleção de dados.
Campo - Descrição: Destinação do database. Normalmente preenchido com o nome ou razão social do Contratante.
Campo - Sigla: Sigla que faz alusão ao nome do Contratante. Esta sigla não deve conter espaços, caractéres gráficos ou especiais, pois, será utilizada na composição dos caminhos,
rotas ou path (subpastas) onde são gerados, utilizados e controlados todos os artefatos do sistema.
Campo - Database: campo cujo conteúdo será definido, automaticamente, inclusive com uso do campo 'Sigla'.
Campo - Imagem: campo cujo conteúdo será definido, automaticamente, inclusive com uso do campo 'Sigla'. O sistema aguarda que exista uma imagem '.png'
na pasta e com o nome informados neste campo.
Campo - Observação: Texto livre.
Campo - Status: Conterá os valores:
'Inativo' para o database que não for mais gerido
'Ativo', database passível de ser acessado
'Em uso' que é o database em uso atual e será inicializado, automaticamente, após o 'login'
(1) Botão de ação - Atualizar: símbolo de 'setas circulares' com a função de atualizar as informações da coleção de dados.
1. Ao clicar neste botão de ação, o sistema emitirá uma mensagem de alerta para os campos obrigatórios que não tenham sido preenchidos adequadamente.
2. Após as informações terem sido atualizadas, se for uma inclusão, o database será criado, a estrutura de pastas será criada ou verificada e
o arquivo '.png', com o logo padrão do sistema será copiado, para que este possa ser alterado para o logo oficial do Contratante.
(2) Botão de ação - Voltar: símbolo de uma 'seta apontando para a esquerda' com a função de retornar para a guia 'Lista'.
Caso alguma informação tenha sido digitada ou alterada, o sistema informará que elas não serão efetivadas no banco dados, se o retorno à guia 'Lista' for confirmado.
1. Para esta coleção de dados não existe o botão com o símbolo de uma 'lixeira' com a função de 'Excluir', a exemplo das demais coleções de dados. Isto ocorre porque, quando um database é definido,
diversas questões estruturais precisam ser verificadas, tais como: as pastas físicas que são criadas, o banco de dados etc.
2. Por questões de segurança, o sistema permite apenas que o database seja Inativado. Todas as ações relacionadas a esta inativação, deverão ser comunicadas previamente e
conduzidas pelos Consultores da i9u2 em conjunto com profissionais indicados pelo Contratante.