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Sistema de Controle de Imóveis :: SCI
Processo: Gerar Informe de Rendimentos


O que será abordado

  1. Introdução
  2. Objetos do formulário
  3. Regras e apresentação


1. Introdução
O processo Gerar Informe de Rendimentos disponibiliza para os Clientes (Locadores) o informativo para a declaração do Imposto de Renda considerando os Imóveis contratados por Pessoas Jurídicas.

O acesso ao processamento desta opção ocorre percorrendo-se o seguinte roteiro:

  1. No Menu Principal, clicar na opção 'Relatórios'
  2. No Menu de Relatórios, clicar na opção 'Informe anual de Rendimentos'
Veja a imagem demonstrada a seguir.

figura_1.png
Imagem: Menu Principal com destaque para a opção Relatórios


figura_2.png
Imagem: Menu Relatórios com destaque para a opção 'Informe anual de Rendimentos'


2. Objetos do formulário
Após escolher a opção 'Informe anual de Rendimentos' no Menu de Relatórios, o sistema apresenta o formulário (FRM_INFORME_CLIENTES) visando a definição dos parâmetros para geração deste informativo, que é composto dos elementos demonstrados na imagem a seguir.

figura_3.png
Imagem: Formulário para geração do Informe anual de rendimentos
  • (1) Bloco do formulário - Cabeçalho: contendo o texto 'Informe de Rendimentos'

  • (2) Campo - Competência: Campo para escolha da Competência desejada (utilizado para emissão da 'Prestação de Contas')

  • (3) Campo - Ano-calendário: Campo para escolha do ano-calendário desejado (utilizado para emissão da 'Informe de Rendimentos' e 'Carnê-Leão')

  • (4) Campo - Cliente (Locador): Campo para escolha do Cliente (Locador)

    Manter este campo vazio significa que as emissões serão feitas para todos os Clientes (Locadores)

  • (5) Controle - Radio Button: 'Enviar e-mail para' que visa definir para qual conta de e-mail será utilizada para as emissões

  • (6) Botão de ação - Processar: símbolo de 'engrenagem com seta verde' com a função de iniciar a geração com base nos parâmetros definidos

  • (7) Botão de ação - Tutorial: símbolo do 'sinal gráfico de interrogação' com a função de apresentar o tutorial relacionado a este processo.

  • (8) Botão de ação - Fechar: símbolo da 'letra x em um círculo vermelho' com a função de fechar o formulário.


3. Regras e apresentação
O Informe anual de rendimentos é um relatório utilizado para demonstrar todos os recebimentos, de acordo com a data de pagamento, originados de Contratos efetuados com Locatários do tipo Pessoa Jurídica, não havendo nenhuma regra complexa ou adicional para seu processamento, geração e emissão.

Apesar de se chamar 'Informe anual...', ele poderá ser emitido mensalmente. Os meses vincendos serão exibidos com valores zerados e mensagem específica, conforme pode ser verificado na imagem demonstrada a seguir.

figura_4.png
Imagem: Exemplo de relatório gerado em PDF do Informe anual de rendimentos
(informações protegidas visando a privacidade dos Titulares dos Dados em conformidade à Lei 13709 - LGPD)


Campos apresentados no relatório
  • (1) Bloco de Cabeçalho: Ano calenendário, Nome ou Razão social do Cliente (Locador) e Imóvel (Logradouro, número, complemento, bairro e código)

  • (2) Bloco de Detalhe: Os meses do ano, valores de Aluguel, Taxa de Admininstração, valor do Imposto de Renda retido na fonte, valor líquido, Razão Social do Locatário ou Observaçãoes

  • (3) Bloco de Totais: sub-totais (por Imóvel) e total geral do(s) Imóveis

  • (4) Bloco de Mensagens: contendo mensagens destinadas ao Locatário (Sacado)

  • (5) Bloco de Rodapé: Legendas do campo 'Locatário / Observações'



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